sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Evoluímos

Evoluímos.

Hoje temos tecnologia, hoje somos racionais, hoje podemos pensar com liberdade. Hoje não temos mais superstições, somos inteligentes e críticos. Hoje somos muito melhores do que antes. Já se foi o tempo em que se controlavam as consciências, as leituras, as ideias, hoje somos muito mais livres e melhores. Não temos mais fé cega, pois confiamos cegamente na ciência. Não acreditamos assim facilmente no que outras pessoas dizem, várias pessoas nos convenceram disso.

Evoluímos. Podemos ler todo o tipo de literatura e nos tornarmos cada vez mais cultos, nos embriagar de tanta informação a ponto de não discernir mais entre o bom e o ruim, pois não dá tempo de pensar no que se lê. Lemos cada vez mais porcaria e informação inútil, somos mais sabidos e menos sábios.

Evoluímos, pois deixamos pra trás essas idéias antigas de pecado, de céu e inferno, de certo e errado, de verdadeiro e falso, de bem e mal, e passamos a relativizar todas essas coisas, a ponto de nem pensar mais nelas. Somos livres para escolher o que quisermos, para escolher qualquer coisa, para escolher o nada, para não ter escolha, para não ser livres...

Evoluímos, pois não aceitamos nenhum pensamento absoluto e intolerante, pois tudo pode ser visto de vários modos, então tudo é relativo, então não venha com essa de querer me dizer algo e me forçar a pensar do seu jeito, pois eu não aceito pessoas e idéias tão fechadas e autoritárias e intolerantes, não vou tolerar isso de jeito nenhum.

Evoluímos, não mandamos ninguém para a fogueira por questões filosóficas ou religiosas. Pessoas que defendem essas idéias fundamentalistas deveriam morrer, todas.

Evoluímos, pois temos acesso a muitos bens culturais, músicas, filmes, livros, museus, teatros, e posso baixar o arquivo do meu funk predileto ilegalmente com muito mais facilidade e admirar os versos da mais alta poesia. Ontem tínhamos Machado de Assis, Carlos Drummond, aqueles chatos, hoje temos ... qual é o nome mesmo daquele cara daquela música daquela novela? Já saiu de moda?

Evoluímos, pois hoje casamos por amor. E separamos também, e casamos de novo, para sempre. Porque, afinal, nada é definitivo. Nem a frase anterior. E não temos filhos, pois cachorros são muito mais legais, não questionam nada, estão sempre felizes, dão menos despesa e só vivem 15 anos. E filhos estragam o corpo, dão muito trabalho, enfim, atrapalham o amor, sabe? E o mundo é tão cruel, coitadas das crianças, serem obrigadas a virem a esse mundo tão ruim. É melhor nem ter nascido.

Evoluímos. As técnicas mais avançadas da ciência possibilitam mães matarem seus bebês com mais conforto, e as reflexões éticas e filosóficas as confundem o bastante para que não encarem o aborto como o que é: um assassinato.

Evoluímos. Nossas drogas viciam e transformam pessoas saudáveis em zumbis muito mais rápido do que as inocentes ervas das tribos indígenas de outrora. E nossas armas matam com muito mais eficiência. Nossas bombas são capazes de dizimar a humanidade.

Evoluímos. A um clique, podemos acessar todo tipo de pornografia, pedofilia, zoofilia, sei-lá-mais-o-quê-filia, pois somos livres, cada vez mais. Podemos nos conectar com pessoas do mundo inteiro e ensiná-las a se prostituírem. Somos mais saudáveis. Podemos ficar horas admirando e desejando o corpo dos outros e se entupindo de comida porcaria, enquanto a vida real passa lá fora, mas é tão chata. Podemos modificar a família, nos desamarrar dos preconceitos culturais, evitar os confrontos, rejeitar nossos pais e avós, modificar a genética, construir outro tipo de sociedade, outro tipo de ser humano, cada vez mais independente, cada vez mais solitário, cada vez mais depressivo, cada vez mais suicida.

Evoluímos. Hoje percorremos grandes distâncias com aviões e carros, estamos cada vez mais interconectados, as notícias são dadas em tempo real, podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, ganhamos muito tempo, aceleramos tudo, tudo é mais rápido e mais fácil, e fazemos tantas coisas que não dá tempo de sentar calmamente para almoçar com meus amigos e familiares, pois é preciso ser um ótimo profissional. 

Evoluímos, pois podemos nos tornar super-homens, que fazem de tudo um pouco, e muito, e bem, e somos lindos e jovens e inteligentes e preparados e não nos permitimos errar. Nem falhar. Nem envelhecer. Nem ser nós mesmos. Nem viver.

Evoluímos. Do dízimo medieval à carga tributária de 40% da república democrática. Do príncipe maquiavélico ao pluripartidarismo fisiológico, da manipulação da opinião pública através dos meios de comunicação, dos jogos de poder, do politicamente correto que constrange qualquer argumento contrário em nome da liberdade e tolerância, da política moderna e maquiavélica.

Evoluímos. Não temos mais senhores, não temos mais monarcas. Agora só obedecemos e somos fiéis ao dinheiro, ao empregador, ao capital, ao Partido, ao Governo. São muito melhores, mais sensíveis e justos e caridosos.

Evoluímos. Agora temos 1.000.000 de amigos no ICQ, quer dizer, MSN, quer dizer, Orkut, quer dizer, Twitter, quer dizer, Facebook, quer dizer, quem é você mesmo?

Evoluímos. Somos muito eficientes, rápidos, bem informados, livres e independentes. A humanidade não caminha mais, ela corre velozmente, ela vai de trem, de trem-bala. Só deixamos de prestar atenção ao destino da viagem há umas estações atrás. Mas sente-se em sua poltrona, confortável, este é o caminho largo e fácil. Não haverá dificuldades, a viagem será boa e agradável enquanto você se distrair para não pensar no final dela. Afinal, dê bastante importância a outras coisas, para que não tenha que pensar nas coisas mais importantes da vida. Esses assuntos são muito desagradáveis e você não vai querer ser visto pelos outros como chato, vai? Pois você é uma pessoa inteligente, evoluída, independente, para a qual a opinião dos outros sobre a sua pessoa não tem a menor importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário